A Associação

A Associação

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, ANAREC, torna-se a primeira estrutura associativa nacional a ser fundado após a Revolução de abril 74. 
 
Com efeito, o seu nascimento dá-se numa Reunião Plenária realizada na Figueira da Foz, a 1 de junho desse ano e por iniciativa dos revendedores de combustíveis líquidos e gasosos de Portugal. 
 
A 29 do mesmo mês, o âmbito da representatividade alarga-se às atividades de garagem, estação de serviço e parque de estacionamento. 
 
Vicissitudes várias não permitem a oficialização imediata e a constituição oficial só se concretiza a 18 de março de 1977, após publicação no DR de 22 de agosto desse ano. 
 
Procurou-se, em primeira instância, a inequívoca representatividade nacional dos setores tutelados. 
 
Os principais objetivos passam pelo relacionamento institucional com as companhias petrolíferas, organismos oficiais, principalmente a nível da tutela, com a finalidade da permanente melhoria das condições de comercialização e dignificação do Setor Retalhista dos combustíveis. 
 
Ao longo de mais de duas décadas, a ANAREC procurou manter e desenvolver as melhores relações com estruturas associativas congenéres, nacionais, filiando-se, em 1978, na CCASA - Comissão Coordenadora das Associativas do Setor Automóvel, na Federação do Comércio retalhista Português e nos anos 90, na Prevenção Rodoviária Portuguesa e na Confederação do Comércio e Serviços de Portugal. Em 1999, criou-se o Centro de Arbitragem para o Setor Automóvel, do qual fazemos parte. 
 
A nível internacional, filiámo-nos na International Organisation for Motor Trades and Repairs (1978), na European Parking Association (1983) e na Confederación Internacional de Expendedores de Petróleo (1984). 
Mais recentemente, em 1999, tornámo-nos membros-fundadores da European Petrol Retailers Association, com sede em Bruxelas. 
 
São objetivos presentes e futuros a dignificação empresarial e o constante aperfeiçoamento técnico dos revendores de combustíveis, assim como o reconhecimento como parceiros sociais de significativa importância no desenvolvimento da economia nacional.