Notícias ›› Reação da ANAREC à publicação de hoje dos...

As novidades do sector

Reação da ANAREC à publicação de hoje dos preços máximos de GPL

Reação da ANAREC à publicação de hoje dos preços máximos de GPL

Foi com manifesta surpresa e indignação que a ANAREC - Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis - recebeu hoje a informação publicada no Portal da ERSE, com os novos preços máximos do GPL engarrafado.

Contra todas as expetativas e tendências reais do mercado, a ERSE baixou os preços máximos do GPL em garrafa, quer no butano, quer no propano, em todas as tipologias.

Ainda esta semana a GALP subiu o preço de venda das garrafas de gás butano aos revendedores, em cerca de 7,20%, sabendo todos nós, de antemão, que as demais companhias petrolíferas irão aumentar também os preços aos seus revendedores, na próxima semana.

Com os novos preços máximos de venda ao público, os revendedores de gás em garrafa vêm a sua margem completamente anulada, o que terá efeitos nefastos na rentabilidade das suas empresas e na solvabilidade dos seus negócios, e pode colocar em causa o nível do serviço prestado diariamente a milhares de portugueses.

A ANAREC tem vindo a alertar sucessivamente a ERSE e a Tutela de que o indexante utilizado na fórmula que determina o preço máximo de venda ao público não tem correspondência real com o que é praticado no mercado nacional. O preço determinado pela ERSE tem em conta os preços publicados pela Argus Media, quando em Portugal o mercado rege-se pelos preços da Platts, ambas agências de reporte de preços.

Os revendedores de gás em garrafa, que já estavam profundamente descontentes com esta medida de fixação dos preços, ainda mais indignados ficaram com a descida de preços publicada hoje.

Os retalhistas já transmitiram à ANAREC que equacionam avançar com medidas de protesto contra esta medida.

A ANAREC vai solicitar um pedido de audiência ao Senhor Secretário de Estado da Energia, com caráter de urgência, assim como vai avançar com um pedido de reunião junto da ERSE e da Autoridade da Concorrência, com a finalidade de pôr termo imediato a esta medida que está a estrangular em absoluto a rede de revenda a nível nacional.

A Direcção da ANAREC
4 de Outubro de 2022